Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Ser Humano e as Emoções – Parte 2


  
 Através dos séculos a religião tem sido considerada fator importante na preservação da saúde mental do homem.

Se observarmos a história da medicina, descobriremos que os primeiros psicoterapeutas eram sacerdotes. E até hoje existe uma relação estreita entre psicoterapia e religião.

Eu costumava dizer a meus alunos no seminário que a Igreja é uma comunidade terapêutica e curadora. Ali os relacionamentos e a vivência das pessoas estão sob a ação do amor e da Graça Divina.

São muitas as coisas que nos causam tensão. Seja uma exigência conosco mesmo, com as pessoas, coisas que acontecem no trabalho, nos relacionamentos, circunstâncias da vida e muitas vezes até mesmo aquelas coisas que tem a ver com a nossa responsabilidade cristã.

Existe hoje uma grande parte da sociedade que está enferma e carente da Graça Curadora de Cristo.

Toda essa tensão somada à ansiedade causa as conhecidas neuroses. Neuroses são as desordens de sentido e de movimentos causadas por efeitos gerais do sistema nervoso. Atualmente a psicologia denomina isso de transtorno mental, pois embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. Bem diferente da psicose que é uma desordem mais severa.

O que eu costumava deixar claro para meus alunos é a seguinte questão: devemos entender a Igreja como uma comunidade de fé, adoração e serviço. Mas ela também serve muito bem como uma comunidade terapêutica e curadora. Pois todos nós que estamos incluídos dentro dessa comunidade, devemos estar envolvidos nela para cooperarmos e ajudarmos uns aos outros a suportar e superar suas situações de crises.

A Bíblia nos apresenta o seguinte ensinamento: “Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e então terá motivo de glória somente em si mesmo, e não em outrem; porque cada qual levará o seu próprio fardo. E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui (Gálatas 6. 1-5).

Orar, ter empatia, saber ouvir, ajudar, perdoar, sendo suporte e levando a carga uns dos outros, estaremos cumprindo o principio ensinado por Jesus, o princípio da Lei da Vida - Ele veio para nos dar “vida e vida em abundância” (João 10. 10).


Leia também: