Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Cristianismo e a Depressão – Parte 3


Depois de duas postagens, pode acontecer de você estar se perguntando, depressão tem cura? O que é preciso fazer?

Tenho uma boa noticia para todos: o mal do século XX tem cura!

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo (coragem)! Eu venci o mundo” – (João 16:33 - NVI).

Estas palavras de Jesus nos mostra que é possível vencer as questões que nos afligem, mesmo sendo elas de origem emocional.

Pessoas que experimentam crises de solidão, dor e sofrimento, que vivem atormentadas por suas culpas e seus sentimentos de culpa, que se sentem menosprezadas, rejeitadas e sem esperança, pois esse é o momento de a igreja do Senhor se erguer e mostrar a solução que se encontra na Palavra de Deus.

A Palavra de Deus nos mostra que: “Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu... tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar” – (Eclesiastes 3:1 e 4).

Antes, porém vejamos o seguinte: Existe uma estimativa que mostra que cerca de 30% dos pacientes não respondem nem aos medicamentos mais modernos. Para esses casos, a novidade é a estimulação magnética transcraniana (EMT), aplicada ainda de forma experimental no Brasil como no exterior. Mais antiga e polêmica, mas também eficiente para a depressão grave é a eletroconvulsoterapia, o conhecido eletrochoque. Sua eficácia fica em torno dos 90% se comparada a dos medicamentos que são de 70%. Esse tratamento consiste na aplicação de uma carga elétrica no cérebro, com o paciente anestesiado (anestesia geral com duração de 5 minutos). A estimulação produz convulsão, mas muito diferente da que ocorre na epilepsia, pois a anestesia promove relaxamento (segundo estudos psiquiátricos).

Outras alternativas são as Terapias Complementares, além da terapia farmacológica. Tais como atividades físicas, meditação e acupuntura são cada vez mais bem-vistas pelos especialistas, como complemento para os modernos antidepressivos no combate à depressão.

Assim como o exercício físico, exercitar a mente pode estimular a gênese de novas células cerebrais e ajudar no tratamento de depressão, ansiedade e stress.

Mas preste atenção numa coisa, somente nos casos de depressão leve é possível melhorar sem medicamentos.

Eu disse no início que é hora da igreja do Senhor se erguer e utilizar da inigualável medicina da qual ela tem conhecimento.

Neste caso vale lembrar a grande importância que tem os Grupos de Ajuda. Isolar-se pode agravar o problema: grupo de ajuda tem papel importante no processo de recuperação.

Pois falar sobre o problema como forma de resolve-lo ou ameniza-lo é o sistema adotado por grupos de autoajuda específicos para portadores de distúrbios psiquiátricos como depressão e pânico.

Reuniões semanais onde pacientes e parentes se encontram para partilhar suas experiências. Como não se trata de um tratamento, e sim de um coadjuvante contra a depressão, não existe orientação específica. Ao escutar relatos de vivências parecidas com as suas, as pessoas se sentem mais capazes de enfrentar seus problemas e deixam de se vestir como ets. Para os que preferem se expor menos, outra opção são os grupos de autoajuda on-line.

A igreja aqui mais uma vez pode servir como uma comunidade terapêutica - (1Tessalonicenses 5:14).

Terminando, há uma distinção que foi estabelecida por Jesus. Ele mostra que existem pessoas interessadas em mudar a própria vida e aquelas que não estão dispostas a isso. Ele disse: “Quem tem ouvidos, ouça” – (Mateus 11:15).

O princípio do qual Ele partia era que todos podem mudar. Por isso Ele oferecia às pessoas a oportunidade de crescer e serem transformadas simplesmente baseando-se na disposição de aceitar essa oportunidade.

“Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria” – (João 16:20).

Esse crescimento e essa transformação exige que estejamos prontos para ouvir a nós mesmos e dispostos a lidar com o que encontrarmos. Jesus ensinou que temos que ter coragem para crescer.

Ter coragem é saber que temos medo, mas mesmo assim escolher dizer sim à vida. Pois: “Não sobreveio sobre vocês tentações que não fossem comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” – 1 Coríntios 10:13). 

Leia também: