Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Porque o Corpo Sofre?


Quero começar este artigo fazendo algumas observações.

Primeiramente quero dizer que, não há nenhuma prova ou documento que comprove a ideia de que o homem existiu em outra parte antes de aparecer no mundo. Não existe memória nem consciência de uma vida anterior. O que existe é o registro bíblico que diz que o homem foi criado sobre a terra e que todo ser humano procede de Adão.

Em segundo, o homem não é uma emanação da substância de Deus. Não possuímos seus atributos, e, portanto não somos Deus. Deus e homem são seres distintos. O ser humano é composto por uma substância material é outra espiritual.

Quando falo de substância, estou falando daquilo que existe, que tem propriedades, como peso, volume, forma e resistência.

O corpo é matéria. É a parte frágil, limitada, pois existe um tempo de vida para nossa existência. É a nossa estrutura. É o meio que o homem utiliza para se expressar.

Portanto, sob estresse crônico, o ser humano libera mais os hormônios adrenalina e noradrenalina. Isso ajuda a desencadear uma revolução hormonal. Quando isso acontece afeta todo o organismo.

Esses hormônios também contraem os vasos sanguíneos, diminuindo a passagem do sangue e causando mudanças que dependerão da vulnerabilidade de cada órgão.

Quero dar alguns exemplos:

Quando o ser humano está estressado, essa revolução hormonal ajuda a reduzir o nível de seratonina, substância envolvida em vários processos cerebrais. Sua alteração pode levar a depressão, a ansiedade e até mesmo distúrbios alimentares.

Há também a liberação do hormônio aldosterona, que ajudará a elevar a pressão arterial, facilitará a dor no peito e a falta de ar. E aqui como já existe um estreitamento dos vasos sanguíneos, pode ocorrer um infarto.

Há ainda a redução no nível do fluxo de células de defesa do organismo, pois há diminuição de linfócitos “T” e “B”. Isso irá favorecer a manifestação de doença infecciosa como gripe, herpes, pneumonias e outras.

Isso não termina por aqui pois, ocorre uma maior secreção de ácido clorídrico na região do estômago, que leva a uma gastrite e posteriormente a uma úlcera digestiva. Além de dores musculares e cefaleia, pois o indivíduo tenso tende a contrair a musculatura.

Terminando estes exemplos, essa revolução hormonal eleva o risco de diabetes para aqueles que têm predisposição genética para a doença, pois o cortisol, que é o hormônio produzido pelas supra-renais, faz subir o nível de glicose.

Quando conhecemos a verdade, ela nos liberta!

Creio que conhecendo um pouco desses princípios, podemos entender melhor a importância que Jesus dava para se ter uma vida menos ansiosa. 

Leia também:
O Ser Humano e as Emoções.
O Ser Humano e as Emoções – Parte 2.
O Ser Humano e as Emoções – Parte 3.     
O Cristianismo e a Ansiedade.
O Cristianismo e a Depressão.