Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Cristianismo e a Timidez - Parte 3


Timidez não é doença. É somente uma falta de habilidade de comunicação para se ter um melhor desempenho. E isso pode ser melhorado!

Primeiramente é preciso definir alguns termos para melhor compreensão, como o que difere a timidez da introversão, e da fobia social.

Timidez como já foi dito acima, é uma falta de habilidade na comunicação. Mas como todo ser humano, o tímido sente necessidade de ser notado e aceito.

Já as pessoas introvertidas preferem ficar sozinhas, sentem-se bem assim. Essas não têm nenhum tipo de ansiedade ou autocrítica quando estão junto de outras pessoas. Pelo contrário, elas conseguem se sair muito bem numa interação, pois possuem auto-estima e boas habilidades que lhe garantem um bom desempenho.

Já a fobia social, que é um tipo de timidez patológica, faz com que a pessoa que tenha esse tipo de timidez, não se sinta tranquilo durante uma exposição em grupo. Ele não consegue se tranquilizar com o decorrer do tempo. Ao contrário disso, sua ansiedade aumenta e faz com que seu desempenho também piore. A fobia social é o medo extremo de comer, beber, falar e até mesmo escrever na frente de outras pessoas. A qualidade de vida de uma pessoa com essa fobia é de baixa qualidade. É como se ele vivesse num mundo de fantasia, em que onde quer que ele vá, os holofotes estão sempre voltados para ele. E isso o paralisa.

Mas o que pode fazer com que uma pessoa se torne tímida?

Pelo menos três tipos de situações, são elas: a família que superprotege o filho, a que o desprotege e aquela em que o pai e a mãe são tímidos.

Já a Fobia Social, pesquisas realizadas pela UFRJ, apontam que ela é uma doença hereditária, a pessoa já nasce com ela.

Em pesquisa realizada em 2005 concluiu-se que 20% dos bebês têm tendência inata à timidez e, na fase adulta, 42% são tímidos.

Todos nós sabemos os efeitos que a timidez provoca numa pessoa. Para muitos é constrangedor, para outros é sinônimo de gozação. E isso vai alimentando um círculo vicioso à medida que a pessoa vai envelhecendo. Os efeitos vão se intensificando devido à vivência que nem sempre é positiva. Mas é algo que passa logo após o efeito estressor ser eliminado. No caso da fobia social a vida se torna limitada, seja na profissão, na visa social e afetiva, tudo devido ao desconforto e à inibição que as pessoas apresentam em seu comportamento, afetando o seu prazer de viver.

O que fazer então? O que é preciso para mudar essa situação?

A primeira regra é: você precisa desejar mudar, é preciso estar disposto a tentar. Depois disso é ser sincero com você mesmo, e examinar-se atentamente. Depois disso converta sua fraqueza em características fortes. Muitas vezes são coisas insignificantes que nos dão uma sensação de inferioridades, como por exemplo, uma calvície, o uso de óculos, uma magreza da qual você não gosta.

Uma boa dica para os tímidos é que eles aprendam a ser bons escutas, pois isso deixa as pessoas satisfeitas. Quando alguém encontra outra pessoa que lhe dá atenção e mostra que se interessa com o que ela fala, é bem provável que ao chegar em casa ela diga para seu cônjuge que encontrou um conversador formidável, você.

Quando desenvolvemos habilidades, elas intensificam a autoconfiança e o respeito por nós mesmos. Por isso, se você desenvolve a capacidade de escutar, e logo depois aprende a conversar, você estará no caminho certo para vencer a timidez.

Coisas simples como tornar os outros satisfeitos, também o ajudarão a adquirir força, coragem e capacidade de superar a tensão de conhecer gente. Também o fato de lembrar-se do nome de alguém, pode ajudar a combater o acanhamento. Ter alguma coisa importante prá dizer também ajuda muito, para isso é preciso estudar bem o que você pretende dizer, e conhecer os interesses, os problemas, as aspirações e carências que a maioria das pessoas enfrenta.

    Com a prática, o tímido vai aprendendo a relatar uma boa história, mostrar admiração pelos outros, ter consideração pelos outros, respeitando suas opiniões, seus pontos de vista e idéias. Aprende a organizar seus conhecimentos e aprende a se lembrar que a palavra mais importante do mundo é “Você”, e a menos importante é “Eu”.

Leia também:
O Cristianismo e a Timidez - Parte 1  .
O Cristianismo e a Timidez - Parte 2  .