Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Fides Quaerens Intellectum (A Fé Que Busca A Compreensão)

Um dia sentado no banco da igreja ouvi de um líder, no púlpito, falar uma coisa da qual fiquei muito preocupado. Ele dizia que para que o cristão fique cheio do Espírito Santo ele deve obedecer ao líder da igreja e observar tudo o que é ensinado na sua doutrina.

A verdade pode ser objetiva, mas os seres humanos geralmente não o são tanto assim. O mundo está sob os efeitos do pecado, nós não estamos em um mundo perfeito. Por isso quando exercitamos nossa razão, nós a fazemos sob a influência da irracionalidade.


Todavia, fé e razão podem ser aliadas, e o cristão pode usa-la neste sentido. Afinal, Deus nos deu uma mente para que pudéssemos usa-la: “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3. 15).

O cristão quando usa a razão na sua fé consegue ficar livre de questões similares a fé, mas que são falsificadas. Como por exemplo: a fé racional é amiga da autoridade divina, mas não necessariamente da autoridade humana, principalmente quando essas são baseadas em fábulas e modismos. A fé racional é amiga de Deus, mas, ela não é ingênua, portanto ela nos ajuda a nos afastar das seitas. A fé racional é amiga da esperança, mas não do mero desejo humano.

A Bíblia não ensina que ser cheio do Espírito Santo está ligado a uma subordinação a algum líder religioso, mas diz que, se você é cristão, se você crer em Jesus então você é batizado no Corpo de Cristo, o equivalente a ser batizado no Espírito Santo.

A questão é ler a Bíblia e crer nela. E não se deixar influenciar por modismos que vem de fora: “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? Ou procuro agradar aos homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1. 6-10).

Ou você crer ou não crer. Mas viver uma fixação com batismo no Espírito Santo pode causar sérios danos emocionais como fobias, manias e medos.

O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos é bem claro: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12. 1).