Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Atributos e Substância de Deus – E.T. – Continuação

Quando dizemos que Deus é espírito, estamos nos referindo à Sua substância, a qual é inerente os Seus atributos. Quando dizemos que Deus é espírito estamos nos referindo a Ele como um ser pessoal.

Se Deus tem substância, então se entende que Ele seja alguém com uma existência, poder e permanência. Porém a substância é aquilo a que são inerentes certos atributos. Sendo assim, entendemos Deus como sendo a Sua substância espírito, e os seus atributos são as qualidades de Sua substância, como sejam: Eternidade, Onipresença, Onisciência, Santidade, Amor, Imutabilidade, Soberania e muitos outros.

Os atributos de Deus são marcas que distingue, que mostra diferença, que assinala o Seu ser. 

Alguns estudiosos dividem os atributos de Deus em duas classes: os atributos Naturais, que são: Onisciência, Onipotência, Onipresença, Eternidade; e os Atributos morais, que são: Santidade, Justiça, Fidelidade, Misericórdia, Amor e, alguns acrescentam também a Soberania.
Deus é espírito e, como tal, tem conhecimento. Falar de um Deus Onisciente significa falar de um Deus que tem conhecimento de todas as coisas. As Escrituras afirmam o fato da onisciência de Deus: “Grande é o nosso Senhor... o seu entendimento é infinito (Salmos 147. 5).

A onisciência de Deus é apresentada como prova de que somente Ele é Deus.

Já sua onipotência é o atributo do qual Ele pode realizar ou fazer acontecer tudo o que Ele quer. Para o poder de Deus não há limites e nem restrições.

E o que dizer de Sua onipresença?

Sua onipresença enche todo espaço, permeia todas as coisas com sua substancia invisível e imaterial.

Deus não pode ser dividido, não é uma parte dele que está aqui e outra parte que está além.

Falar da onipresença de Deus significa dizer que toda Sua essência está presente em cada ponto do espaço em cada momento do tempo.