Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Jejum - Da Religiosida Para a Consciência da Graça de Deus

Muitas igrejas dizem não praticar a religiosidade, mas suas práticas dizem justamente o contrário. A religiosidade se manifesta quando os rituais são praticados sem nenhuma mudança real na vida das pessoas.

O povo judeu estava acostumado com a instituição da prática do jejum, pois estava no seu calendário religioso e no dia do jejum eles simplesmente iam cumprir o ritual, sem ter nenhuma mudança em suas vidas, ou seja, passavam fome.

No livro de Isaías, como vimos na postagem anterior, no capitulo 58, Deus falou por meio do profeta dizendo o seguinte: “Vocês querem fazer algo que realmente me agrade, então ajude os pobres, largue o pecado, pare de oprimir os inocentes, deixe de lado a violência, ande nos caminhos de Deus, então vocês verão as suas curas e Eu ouvirei as orações de vocês.”

Deus está mostrando que o ritual desacompanhado de arrependimento, de uma vida santa, de mudança de atitude, e de oração não tem valor para Ele.

O jejum como temos visto atualmente não é o jejum que agrada a Deus, pois o que vemos é a prática de deixar determinadas coisas e ir buscar os próprios interesses, sem nenhuma mudança de atitude.

A maioria dos líderes enxerga o jejum como um sacrifício a ser feito a Deus para que Ele então possa abençoar o adepto. Mas como diz um amigo: “Jejum não é sacrifício, é sacro-ofício, e é prazer!”


E foi por esse motivo que Jesus disse que ele deve ser praticado em secreto, pois fazê-lo em público é o caminho para a corrupção da devoção, pois vira show de santificação, como faziam os fariseus (Mateus  6.6).

O jejum deve ser a declaração da alma que em silêncio, na quietude do quarto, e em meditação entra em curtição na presença do ser de Deus.

Jejum não deve ser um sacrifício, e sim está carregado de amizade com Deus, de separar um tempo para gozar do amor de Deus num lugar que seja secreto, onde só você e Ele estão presentes. É esse jejum que faz falta. É esse tipo de jejum que quando voltar a ser praticado, poderá mudar muita coisa, pois mudará a alma do povo.

Um jejum discreto, apaixonado, silencioso e amante de Deus. Um jejum que enche o coração de gozo, que sensibiliza a alma, dando voluntariedade ao espírito. E desse jejum, aquele que o come, se alimenta de gratidão. Pois jejuar também é parte da Graça que nos é dada.

Ao nos entregarmos aos mecanismos de repetição de sacrifícios e barganhas, por mais ingênuos que possam parecer, significa que estamos tirando a validade do sacrifício eterno de Jesus, e isso significa que estamos caindo da Graça. 

Cai quem deixa a fé e a consciência da Graça de Deus.


Leia também: