Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

NOVEMBRO AZUL - O Câncer de Próstata

Urina em jato e amarelada, ou urina fraca e em gotas. Sabe o que isso pode significar? Sintomas do Câncer de Próstata.  

Outros sintomas envolvem a impotência, a dor ao ejacular, e a presença de sangue no sêmen. 

Novembro é o mês mundial do combate ao câncer de próstata. 

A próstata é uma glândula que só o homem possui. Ela está localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, pesa entre 25 a 30 gramas, tem o formato de uma castanha e esta situada abaixo da bexiga, à frente do reto. 

Meu objetivo aqui é orientar a população masculina sobre a doença e sobre os exames que o homem deve fazer.


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertam que em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil. Em 2014 foram cerca de 68.800 casos. 

A incidência do câncer de próstata é muito maior que a do câncer de mama. Pois, muitas vezes não é tratado com a devida atenção, e sempre é tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente. 

O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 60% dos doentes foram diagnosticados com a doença aos seus 65 anos ou mais. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45. 

O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso seja observada alguma alteração, uma biópsia deve ser realizada. A recomendação da realização desses exames depende da avaliação do médico.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo.

Se identificado já em estádio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença. 

O tratamento padrão para o câncer de próstata é a prostatectomia radical, que consiste na retirada da próstata, das vesículas seminais e linfadenectomia ilíaco-obturadora bilateral.

Esta cirurgia é indicada para pacientes considerados de risco intermediário e alto. A prostatectomia radical tem por objetivo curar o paciente portador do câncer de próstata e, além disso, remover o câncer por completo. 

Devido ao preconceito muitos sofrem com as dores, que às vezes estão relacionadas ao câncer. 


Vejamos isto em números: 

34% se sentem fracos para falar sobre o assunto; 38% acham difícil expressar o que estão sentindo; 57% acreditam que precisam conviver com a dor; e 59% não sabem que a dor está relacionada com o câncer. 

Como é de praste, quero indicar alguns alimentos, pois uma alimentação rica em produtos naturais e integrais é não só boa para a saúde em geral como também para a saúde da próstata. 

São eles: 

A Castanha do Pará - De todos os tipos de nozes, estas da América do Sul são especialmente ricas em selênio, muito importante para a saúde da próstata. 30 gramas de castanhas do Pará contêm dez vezes a dose diária recomendada de selênio. No entanto, o seu consumo deve ser moderado devido ao elevado valor de gordura, 3 a 4 nozes por dia é o suficiente para uma próstata saudável. 

O Brócolo - São uma fonte de benefícios nutricionais muito importantes, normalmente não descritos numa tabela nutricional convencional. Sendo um membro da família das crucíferas, que engloba as couves, e a couve-flor. Os brócolos contêm uma grande quantidade do fitonutriente sulforane, que apresenta propriedades anti-cancerígenas. O sulforane promove a atividade das enzimas desintoxicantes do organismo, o que ajuda a eliminar mais rapidamente elementos potenciadores de cancro.  

A Pimenta Cayena (piri-piri) - A pimenta cayena (Capsicum annuum) contém uma concentração elevada de uma substância chamada capsaicina, que lhe confere o temperamento picante quente. A capsaicina é conhecida pela sua capacidade de redução de dor, mas também tem a capacidade de eliminar células cancerígenas, incluindo as que afetam a próstata.  

O Chá Verde - O poder medicinal do chá verde é atribuído aos compostos antioxidantes chamados catequinas, um tipo de polifenol já demonstrado ser capaz de destruir determinadas bactérias e vírus, fortalecer o sistema imunitário e combater diversas formas de cancro, incluindo o da próstata. Os polifenoís do chá verde podem baixar significativamente os níveis de PSA e de dois biomarcadores do cancro da próstata. Vários estudos demonstram que a toma diária regular de chá verde reduz o desenvolvimento do cancro da próstata.  

O Cogumelo - Os cogumelos, em especial as variedades asiáticas, apresentam grandes benefícios para a saúde, incluindo a sua capacidade para combater o cancro. Uma das variedades de grande importância é o cogumelo shiitake. Estes cogumelos contêm lentinana que é um composto ativador do sistema imunitário que inibe o crescimento do tumor. Para maximizar os benefícios para a sua saúde e em especial para sua a próstata, prepare os cogumelos com legumes cozinhados no vapor e acompanhe com cereais integrais. 


A Romã - A romã tem vindo a ser alvo de maior investigação à medida que os cientistas descobrem mais benefícios deste fruto. As romãs são particularmente ricas em anti-oxidantes e em punicalagina e de ácido elágico, fitonutrientes muito relevantes na ação contra o cancro, em particular ao cancro da mama, do cólon e da próstata. O ácido elágico tem a capacidade de inibir a formação da rede sanguínea dos tumores e induz a apoptose das células cancerígenas.  

O Pevides de Abóbora - As sementes de abóbora são benéficas para a próstata, especialmente em situações de hipertrofia benigna (HBP). As sementes de abóbora são igualmente ricas em carotenoides, ácidos gordos omega 3 e zinco que mantém a saúde da próstata.  

O Salmão - O salmão é uma forma deliciosa de se obter um nutriente importante para a saúde da próstata, o omega 3. O ómega 3 do peixe atrasa o desenvolvimento e progressão dos tumores na próstata em homens que já sofrem da doença e ajudam a prevenir noutros. Estudos em 2009 revelaram que comer salmão pelo menos uma vez por semana reduz o risco de desenvolver cancro na próstata mesmo em homens com predisposição genética. 

O Tomate - Além de ser um alimento muito popular, o tomate é uma excelente fonte de licopeno, um fitonutriente, mais especificamente um carotenoide, com propriedades antioxidantes que promovem a saúde da próstata. A polpa, o molho, a sopa e sumo de tomate oferecem maior proteção antioxidante para a próstata do que o tomate fresco. Um copo de sumo de tomate com regularidade pode contribuir bastante para a saúde da sua próstata.  

O Açafrão - O açafrão é uma planta perene cujas raízes são a base desta especiaria. O elemento ativo é a curcumina que lhe confere o seu sabor amargo e apimentado. Tradicionalmente, o açafrão tem sido usado para combater inflamações, constipações e asma. Já se descobriu que o açafrão sozinho ou combinado com um fitonutriente disponível nos vegetais crucíferos (brócolos, couve, entre outros) pode ser muito eficaz na prevenção e tratamento do cancro na próstata, e que a combinação pode reduzir bastante o crescimento do tumor.  

Pois bem, estas são minhas orientações à população masculina sobre a doença. Mas é sempre bom lembrar que, para uma boa saúde e bem estar, é sempre bom observar também: a frequência com que se procura o médico; a realização de exames preventivos; a alimentação; a atividade física; observar o uso de bebida alcoólica e cigarro; entre outros.
Nos encontramos no próximo mês.