Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Senhor É O Meu Pastor

A gente mal digeriu as noticias sobre os acontecimentos nos Estados Unidos, na cidade de Las Vegas, no domingo, onde um homem atirou contra os participantes de um show de música country. Ataque que matou pelo menos 50 pessoas, deixando umas 500 feridas.

E ficamos sabendo de outra tragédia. Dessa vez em Janaúba, em Minas Gerais. Onde um vigia pôs jogo em uma creche, matando 7 pessoas (registradas), e deixando mais 32 feridas.

Isso sem falar do medo, que dois governantes malucos, estão gerando em vários países. Deixando um clima tenso e uma sensação de insegurança.

Muitas outras coisas estão acontecendo no nosso país e no mundo.

Podemos dizer que a grande aflição humana tem haver com a insegurança.

Mas, apesar de tudo isso, a aflição humana tem nível muito mais profundo, e que são as mais essenciais. E nós, seres humanos, não temos equipamentos para lidar com isso. Não temos como tratar.

Pois tem haver com a essência do nosso ser, do nosso espírito. A psicologia não é uma ciência que pode tratar do nosso espírito. Ela lida com as coisas complexas da alma, e as consequências disso na vida. Mas em relação às coisas latentes, em uma relação mais profunda, nada relacionada à humanidade, chega lá.

Nesse lugar que é inatingível por nós, é um lugar que só o Senhor chega. É um lugar em que só o Espírito de Deus alcança.

E no profundo do nosso ser só há um problema. Ele se chama: Insegurança.

É ela que habita a alma de todo ser humano. E é a partir dela que muitas outras coisas acabam por envolver o indivíduo. Como por exemplo: se tornar arrogante.

A arrogância serve para camuflar a insegurança dele. Serve como um mecanismo de compensação de sua insegurança interior. Ele precisa se firmar através de conquistas, caso contrário, ele entra em pânico. Ele precisa provar a toda hora que é o bam-bam-bam.

Em outros é preciso provar através de coisas visíveis e tangíveis, a pessoa se mata de trabalhar, de produzir, ele precisa fazer. E para quem está de fora pensa que ele é o tal. Mas se tirar dele o meio de produtividade, você descobrirá que ele não é lá grande coisa.

É apenas uma pessoa ansiosa. Que não descobriu ainda que o grande valor de sua vida é ele ser ele próprio. E que não é por conquistas exteriores que ele tem valor.



Então, talvez você se pergunte: Mas é possível encontrar a segurança neste mundo?

Sim, é! O autor do Salmo 23 é um homem que encontrou a segurança. E segurança total.

Ele começa dizendo: “O Senhor é o meu pastor; nada me falta.” – (versão da Bíblia King James Atualizada).

Mas entenda uma coisa. Apesar de o senhor ser O Seu Pastor. Isso não o poupou das crises. Não o tornou um ser intocável. Se você pensa isso está enganado.

Não pense que assumindo a fé em Deus, todas as dificuldades estarão eliminadas de sua vida. Se alguém lhe ensinar isso, está lhe enganando. Não está lhe ensinando a realidade. Pois o que o salmo diz não é isto.

O que o salmo diz é que quando o Senhor é aquele que a gente sabe que cuida de nós, e descansamos e confiamos nisso, tudo perde o valor e deixa de ter a importância que tudo tem para as pessoas.

As coisas deixam de determinar o significado de nossa existência. Deixam me medir o nosso valor. Não me avalio mais por fartura ou circunstâncias favoráveis.

Às vezes nada disso esta presente. E quando o Senhor é o nosso pastor nada disso faz falta.

Você talvez conheça pessoas que tem de tudo, e ainda assim, sente falta de todas as coisas. É por que o Senhor não é o pastor dela.

Na verdade, o que preenche a vida não é o ter, e o que esvazia a vida, não é o não ter. O que preenche a vida é o SER. E quando você não É, você pode ter tudo o que quiser, e se sentir vazio, pois TUDO lhe faltará.

Mas no dia em que você se deixar ser pastoreado pelo Senhor, ainda que tudo lhe falte, nada lhe fará falta.

Por que o Senhor é o seu Pastor.

E ainda que venham as tempestades, os tsunamis, os ventos uivantes contra a existência da gente; as traições, o desamparo dos pais, a falta de reconhecimento dos filhos, os amigos se afastem e nos ignorem, ainda assim você caminha firme.

Porque o Senhor é o seu pastor.

E mesmo sentindo a falta das ausências, nada lhe faltará, porque você é habitado por presença absoluta, por uma certeza que ninguém pode tirar, e por uma confiança sólida no SER.

É isso que faz toda a diferença.

O salmo não promete isenção de dificuldades, e nem farturas materiais.

Do ponto de vista prático:

O Senhor é seu pastor, mas você cansa – “Em verdes prados me faz descansar” (Salmos 23.2)

O Senhor é seu pastor, mas você tem dúvidas – “conduz-me nos caminhos da justiça (retos, bons, seguros)” (salmos 23.3).

O Senhor é seu pastor, mas precisa encontrar descanso – “Em verdes prados me faz descansar” (Salmos 23.2). – Você vai encontrar descanso no cansaço.

O Senhor é seu pastor, mas você suporta, existe dentro de você uma fortaleza – “Restaura-me o vigor” (Salmos 23.3).

O Senhor é seu pastor, mas há dias maus, dias de sombras da morte – “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum” (Salmos 23.4). – Há sustos, há enfermidades, há fraquezas. Mas você na vai temer mau algum.

O Senhor é seu pastor, mas isso não o priva dos conflitos dessa vida – “Tu prepararás um banquete para mim na presença dos meus inimigos; me honrarás” (Salmos 23.5). – Ninguém é poupado desse tipo de coisa porque o Senhor é o nosso pastor. A diferença é que enquanto os outros conspiram, o seu cálice transborda. Não é porque as pessoas não gostam de você que você fica mau. Você não é conduzido pela opinião dos outros. Você sabe a quem você está ligado.

O Senhor é seu pastor, mas haverá dias de medo, de lágrimas, de dificuldades – “A felicidade e a misericórdia certamente me acompanharão todos os dias da minha vida” (Salmos 23.6) – Apesar de tudo isso você sabe que você é objeto de amor. Mesmos nos dias de luto, de perdas, de aflições. Jesus mesmo disse que no mundo teríamos aflições, que para termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (João 16.33).

Para todos os inseguros, o Salmo 23, tem a resposta. A insegurança é a base de tudo. É pela insegurança que: a gente traição, a gente rouba, que a gente mata, que a gente cobiça, que a gente acumula, que a gente anda ansioso.

O que cura a insegurança é a confiança. Não a autoconfiança.

Não adianta ler livros de autoajuda, pode sair por aí dizendo: eu sou  máximo, eu sou bom, eu sou um vitorioso, eu sou filho do Rei. Pode fazer o que bem quiser.

A única confiança que cura é essa que diz:

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”.


É ela que faz apaziguar a sua alma.