Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

A Conversão - Soteriologia - Parte 4 - E.T.

No mês passado vimos que é chamada de Conversão a primeira mudança experimentada na vida de uma pessoa após ela unir sua alma a Cristo.

Mas muita gente ainda se pergunta: A conversão ocorre somente uma vez?

Desde que entendamos (ou signifique) a conversão como voltar do pecado para Deus e desde que regeneração não seja santificação imediata, toda a volta para Deus é conversão num certo sentido.

No entanto, se quisermos uma terminologia mais exata, o termo Conversão se aplica ao estágio inicial da obra, quando um novo princípio se torna preponderante no governo da vida.

Podemos dizer que pode haver bênçãos, novos passos, graus de santificação, flutuações, quedas e restaurações, esforços renovados e novas vitórias, mas tudo isto são fases de uma natureza já transformada pela regeneração, e é a primeira mudança experimentada que chamamos de conversão. Como já foi dito.


Apesar de tudo e de simplesmente se alegrar em saber que o seu nome está escrito nos céus, como Jesus falou a seus discípulos: ““Contudo, regozijai-vos, não apenas porque os espíritos vos obedecem, mas sim porque os vossos nomes estão inscritos nos céus”. A grande alegria de Jesus no Espírito.”. (Lucas 10.20 - Bíblia King James), muitos querem saber se existe uma cronologia ou relação lógica no ato da conversão.

Muitos se perguntam: Qual é a ordem dos acontecimentos no processo de conversão? A fé precede à regeneração ou o homem precisa se regenerar a fim de crer? O homem se volta para Deus, a fim de ser salvo ou se volta para Deus por que já está salvo?

O processo da conversão é tão complexo que não é sábio procurarmos fixar uma ordem cronológica exata, se é que é realmente sábio fixar mesmo uma ordem lógica em todos os respeitos. Pois se olharmos para o texto de João 3.8, encontraremos Jesus com Nicodemos numa abordagem sobre o novo nascimento pelo Espírito. 

Naquela ocasião Jesus deixou bem claro que: “O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.” (João 3.8 – Bíblia King James).


Com isso temos que admitir que possa haver certa variedade nos detalhes.

Em alguns casos, os passos podem ser de uma vez sincrônicos, em outros a fé, o arrependimento, a conversão, e tudo mais, podem ser muito complexos em si mesmos, e se manifestarem gradualmente em vez de em passos integrais.

Lógica e cronologicamente, porém, segue-se uma vida regenerada e tudo resulta de uma natureza regenerada. Assim como acontece com a bala de canhão e o buraco. Ambos vão juntos. Mas isto é verdade apenas quanto è sua ordem cronológica. Pois logicamente, a bala vem primeiro e causa o buraco; não é o buraco que vem primeiro e causa a bala.

Uma vida regenerada só existe, pois houve antes a conversão.

Ok! Chegamos ao término de nosso post.
No mês que vem teremos mais alguma coisa sobre o assunto. Estaremos vendo o lado de Deus e o lado do homem na conversão.

Desejo encontrar você lá. Então, até breve. 

Deus lhe abençoe.